Clarabóia Espeleológica

05 de maio de 2020

Entre os dias 05 e 28 de maio Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) organizou a primeira edição online da Claraboia Espeleológica: Uma luz sobre o conhecimento, que ocorreu na sua pagina do Youtube. A SEE é a primeira sociedade de espeleologia das Américas, fundada em 1937 pelos alunos da Escola de Minas de Ouro Preto - MG. A entidade luta pela preservação dos sítios espeleológicos, arqueológicos, paleontológicos e ecológicos dos parques já tombados pelo patrimônio ou em fase de tombamento, além de buscar desenvolver e divulgar uma maior conscientização educacional e cultural do meio ambiente e sua preservação.

O evento teve o objetivo de difundir o conhecimento a respeito dos diferentes ramos da espeleologia para toda a sociedade, promovendo a comunicação científica entre a academia e o público em geral. O formato do evento foi a apresentação de uma palestra gravada pela manhã, seguida de uma live com a palestrante durante a noite. 

A primeira palestra da Claraboia Espeleológica foi ministrada por Bárbara Zambelli, graduada em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto, com período sanduíche na University College Cork, Irlanda. Foi membra ativa da SEE durante a graduação e trabalha como espeleóloga autônoma desde 2011, atualmente atua como pesquisadora em temática relacionadas ao carste como espeleologia, hidrogeologia e geomorfologia.

Iniciando a programação do evento com o tema “Por que as cavernas são importantes? Uma abordagem a partir da comunicação científica e da percepção pública das ciências”, Bárbara se propõe a discutir o translado da divulgação de conhecimentos técnicos entre os meios de comunicação e como isso afeta a credibilidade destes frente à sociedade.

Acesse a palestra clicando aqui e a live aqui.

  • a_Ponte
  • iconfinder_social-whatsapp-circle_401733
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube