logo fundo transp.png

grupo de estudos online:
janela feminista

Vivemos em uma sociedade patriarcal, na qual o gênero constitui uma estrutura de poder. Os homens se beneficiam dessa estrutura que oprime mulheres. Isso reflete em nossos comportamentos, autonomias, permissões, na divisão sexual do trabalho, nos papéis desempenhados na sociedade e na ocupação dos espaços, sejam eles públicos ou privados.

A geografia traz luz à compreensão de que espaços e lugares não têm, por eles mesmos, uma relação de gênero, mas eles refletem e afetam o modo pelo qual o gênero é construído e entendido na sociedade. A limitação da mobilidade da mulher, em termos de identidade e espaço, tem em muitos contextos culturais um significado de subordinação. A tentativa de confinar a mulher à esfera doméstica era um controle especificamente espacial e, através disso, um controle social de identidade.

Mas as mulheres não vivenciam essa opressão do mesmo modo. Como o gênero é socialmente construído, existem diferentes mulheres, de distintos lugares de fala. Existem processos históricos e sociais por trás das condições materiais que levam as mulheres a ocuparem posições de maior ou menor vulnerabilidade social, e isso passa pelas opressões étnico-raciais e de classe. Não é possível pensarmos na equidade de ocupação do espaço público e na promoção de políticas públicas para mulheres sem levarmos esses recortes em consideração.

O Janela Feminista é um grupo de estudos e acolhida de mulheres organizado pela a_Ponte e apoiado pelo Coletivo Feminista Rosa Lilás e a Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências/Núcleo Campinas.

Nos reunimos mensalmente, sempre na última terça-feira de cada mês, de 19h às 20h30, para discutir as leituras, feitas previamente, do material selecionado para cada encontro. A cada pessoa, distintos acúmulos e vivências; logo, várias interpretações diferente do mesmo texto. E é isso que faz desse encontro algo tão enriquecedor!

 

Fizemos uma curadoria dos textos selecionados para leitura no ano de 2021, organizada no calendário abaixo. Para ter acesso ao link da sala virtual e ao drive com os materiais de leitura, entre no nosso grupo de transmissão.