sobre a_Ponte

por que existimos?

o que fazemos? para quem fazemos?

No intuito de despertar a percepção de que somos parte integrante do Sistema Terra, e de que temos um importante papel na gestão e construção desse espaço, a_Ponte existe e resiste como meio de circulação de materiais e ideias. Audiovisuais, textos, poesia, vozes e imagens. Busca-se uma produção colaborativa entre nossos parceiros sobre grandes temas relacionados às geociências. São propostas mudanças que vislumbram um novo norte para nossas ações. Constroem-se pontes com práticas efetivas e diálogos possíveis por meio da troca de saberes científicos e de conhecimentos tradicionais. Este trabalho é voltado a todas as pessoas que desejam colaborar para uma ocupação humana consciente e uma vivência respeitosa e simbiótica com a natureza (que também somos nós).

onde queremos chegar?

Em um mundo em que possamos viver numa relação simbiótica com a Terra - com todos os seres e em todas as esferas. E que essa mudança aconteça de modo consciente, através das pontes que buscamos estabelecer neste espaço.

o que queremos?

Buscamos caminhar entre a educação, a pesquisa e o conhecimento universal, a fim de contribuir para uma relação sustentável entre o planeta e a sociedade. Que esta plataforma permita a facilitação de parcerias e a criação de uma rede inter- e transdisciplinar, com colaboradores engajados em construir um outro mundo possível. Que esse lugar seja um espaço de contribuição para ações participativas e críticas nas tomadas de decisão rumo ao equilíbrio socioambiental.

nossos valores

Temos como princípio o respeito às pluralidades de corpos, mentes e espaços. Valorizamos a comunicação não violenta e as relações dialógicas e horizontais. Não compactuamos com estruturas de opressão, quaisquer que sejam elas.